Platero e a Área de Projecto

No passado dia 5 de Fevereiro assistimos, na sala Tomás Borba, à apresentação pública dos alunos da Área de Projecto da classe do Professor Pedro Sousa.


O ponto de partida era o belíssimo livro de Juan Ramón Jimenez, Platero e eu (recomendado no programa de português do 6º ano de escolaridade).


O desafio consistia na criação de uma partitura musical colectiva, inspirada na leitura de alguns capítulos do livro. Todos os sons poderiam ser utilizados, excepto os produzidos por instrumentos musicais.


O produto final resultou numa apresentação muito original e com um elevado grau de criatividade. O evento contou ainda com a gentil participação da professora Nádia Nogueira.


Estão todos de parabéns.

 

Música e Cinema

 

Está em preparação uma audição/concerto, que irá ter lugar no próximo dia 1 de Abril, na sala Tomás, em que serão apresentadas exclusivamente obras musicais de filmes.

 

Ciclo de Cinema (continuação)

 

A Academia de Amadores de Música continuará a apresentar, nas últimas semanas de Fevereiro e Março, um ciclo de cinema dedicado a filmes cuja temática está interligada com música. Funcionará na sala 19, em sessões contínuas, a partir das 15h, durante a semana e, a partir das 9h30 ao Sábado. Entrada livre, para todos os sócios, só limitada à lotação da sala. Os filmes serão apresentados de acordo com o seguinte plano:

3ª FEIRA – DRAMA
4ª FEIRA – DOCUMENTÁRIO
5ª FEIRA – MUSICAL
6ª FEIRA – CONCERTO
SÁBADO – DRAMA/DOCUMENTÁRIO/MUSICAL

Brevemente
Numa sala 19 perto de si!

 

22 de Fevereiro – 3ª feira, sessões contínuas a partir das 15h

«Amadeus»

Realizador:Milos Forman
Actores:F. Murray Abraham, Tom Hulce, Elizabeth Berridge, Simon Callow
Música:W. A. Mozart
Duração: 158 min.
Ano: 1984
Idade: M / 12

Após uma fase de depressão profunda, Salieri (F. Murray Abraham) confessa a um padre que foi o responsável pela morte de Mozart (Tom Hulce) e relata como conheceu, conviveu e passou a odiar Mozart, que era um jovem irreverente mas compunha como se sua música tivesse sido abençoada por Deus.


 

23 de Fevereiro – 4ª FEIRA, sessões contínuas a partir das 15

« Chico Buarque »

Direcção: Roberto de Oliveira

Falar do Chico Buarque é uma responsabilidade muito grande, pois ele é um monstro sagrado na musica brasileira: alem de cantor ele é compositor, poeta, interprete e escritor e é usado como referencia musical desde os anos 60 com suas Músicas Que Fazem Sucesso e tocam até hoje nas rádios do país. Francisco Buarque de Holanda mais conhecido como Chico Buarque é mais uma pessoa que fez história na época da ditadura no pais, por motivos políticos se exilou na Itália e quando voltou se tornou um dos artistas que mais lutou a favor da democracia no Brasil e fazendo um papel muito importante para acabar com O Aumento da Violência no pais

 

24 de Fevereiro –5ª FEIRA, sessões contínuas a partir das 15h

«O Fantasma da Ópera»

Realizador: Joel Schumacher
Actores:Gerard Butler, Emmy Rossum, Patrick Wilson, Miranda Richardson e Minnie Driver
Música:Andrew Lloyd Webber
Duração: 135 min.
Ano: 2004
Idade: M / 12

Dirigido pelo aclamado Joel Schumacher e pela mão do compositor Andrew Lloyd Webber chega-nos esta adaptação cinematográfica do musical mais espectacular de todos os tempos. Por entre as sombras do Teatro onde vive a inocente menina de coro, Christine (emmy Rossum), a voz dele clama por ela, estimulando-lhe o seu extraordinário talento.

 

25 de Fevereiro – 6ª FEIRA, sessões contínuas a partir das 15h

«Ella Fritzgerald» ao vivo em concerto


O sonho de garota era ser bailarina e não acreditava nas qualidades incomparáveis da sua voz única, um prodígio de afinação com condições de alcançar três oitavas. Em pouco tempo, a menina pobre, filha de uma lavadeira, passou a ser a "Rainha do jazz" e a "First lady of song" (primeira dama da canção). Ela influenciou o estilo bebop com o scat, técnica de improvisar cantando apenas os sons e não palavras. Apesar de sua infância difícil, Ella cantava com uma alegria contagiante.

 

26 de Fevereiro – Sábado, sessões contínuas a partir das 9h30.

«Fantasia»

Duração: 112 min.
Ano: 2001
Idade: M / 12


Fantasia é um filme de animação de longa-metragem, considerado um clássico, produzido pelos estúdios Disney em 1940