Caros sócios e amigos da Academia


Esta primeira newsletter, em forma de prelúdio, pretende estabelecer mais um canal de comunicação, entre a Academia de Amadores de Música e todos aqueles que desejem estar informados acerca da vida da nossa Associação.


Com regularidade mensal, a newsletter incluirá as iniciativas culturais mais relevantes, assim como informação útil, relativa à nossa Escola.


Todos aqueles que estão ou que passaram pela Academia, conhecem o relacionamento caloroso e familiar que caracteriza o quotidiano da nossa Associação.


Pretendemos assim, em conjunto com o nosso site e a nossa página no Facebook, trazer um pouco daquela afectividade para o mundo virtual.


Até breve

A Direcção

 

 

Ciclo de Cinema

 

A Academia de Amadores de Música apresenta, nas últimas semanas de Janeiro, Fevereiro e Março, um ciclo de cinema dedicado a filmes cuja temática está interligada com música. Funcionará na sala 19, em sessões contínuas, a partir das 15h, durante a semana e, a partir das 9h30 ao Sábado. Entrada livre, para todos os sócios, só limitada à lotação da sala. Os filmes serão apresentados de acordo com o seguinte plano:

3ª FEIRA – DRAMA
4ª FEIRA – DOCUMENTÁRIO
5ª FEIRA – MUSICAL
6ª FEIRA – CONCERTO
SÁBADO – DRAMA/DOCUMENTÁRIO/MUSICAL

Brevemente
Numa sala 19 perto de si!

 

25 de Janeiro – 3ª feira / «Os Coristas»

Realizador: Christophe Barratier
Actores: Gérard Jugnot e François Berleand
Música: Christophe Barratier e Bruno Coulais
Duração: 96 min.
Ano: 2004
Idade: M / 12

Em 1949, Clément Mathieu, um professor de música desempregado, aceita trabalho como supervisor num colégio interno para reeducação de menores. Apesar da sua boa vontade, o sistema repressivo aplicado por Rachin, o actual director, impossibilita Mathieu de exercer a sua autoridade sobre os alunos mais problemáticos. A sua missão de ensinar parece condenada ao fracasso, mas ao familiarizar as crianças com a magia do canto, Mathieu vai transformar para sempre as suas vidas.

 

26 de janeiro – 4ª FEIRA / « Buena Vista Social Club»

Realizador: Wim Wenders
Actores: Compay Segundo, Ibrahim Ferrer, Luis Barzaga, Ry Cooder
Duração: 101 min.
Ano: 1999
Idade: M / 12


Ry Cooder e Wim Wenders conhecem-se há vinte anos. Foi Cooder quem compôs a música de Paris Texas e de Crimes Invisíveis.
No decorrer do trabalho deste último filme, falou frequentemente e com entusiasmo a Wenders da sua viagem a Cuba e do disco que tinha gravado com velhos músicos cubanos, alguns deles esquecidos, ao fim de tanto tempo. O disco, com o nome BUENA VISTA SOCIAL CLUB, teve um grande sucesso internacional, com milhares de exemplares vendidos e foi coroado com um Grammy. Na primavera de 1998, Ry Cooder regressa a Cuba para gravar um disco. Dessa vez, Wenders viajou com uma pequena equipa de filmagem. Observou os músicos em estúdio, seguiu-os em Havana. A rogagem prosseguiu em Amesterdão, e foi concluída no verão em Nova Iorque, com um concerto espectacular, que seria sem dúvida, o último grupo, no lendário palco do Carnegie Hall.

 

27 de janeiro – 5ª FEIRA / «Música no Coração»

Realizador: Robert Wise
Actores: Julie Andrews e Christopher Plummer
Música: Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II
Duração: 174 min.
Ano: 1965
Idade: M / 12

O barão Von Trapp, um viúvo, governa o seu lar próximo de Salzburgo como o navio que outrora comandou. Isso muda quando Maria chega do convento para ser a nova governanta dos seus sete filhos. As suas brincadeiras pelas colinas inspiram todos a cantar e achar alegria nas pequenas coisas - como gotas de chuva nos vidros. Com um renovado sentido para a vida, o barão gere um partido para introduzir novas fianças. Maria reconhece que não quer ser freira e casa com o barão. O final feliz é ameaçado quando novos governadores alemães da Áustria querem o regresso do barão ao serviço militar.

 

28 de janeiro – 6ª FEIRA / Sinfonias nº 4 (sib Maior) e nº7 de Beethoven (lá Maior)


Orquestra Filarmónica de Berlim
Direcção de Claudio Abbado
Duração: 107 min.

 

29 de janeiro – sábado / «A Escola de Rock»

Realizador: Richard Linklater
Actores: Jack Black, Mike White, Joan Cusack e Sarah Silverman
Duração: 108 min.
Ano: 2003
Idade: M / 12

Dewey Finn é um rockeiro que acaba de ser expulso da banda No Vacancy e mora com o amigo Ned Schneebly e sua namorada. Mas ela não aguenta mais Ned sustentando Dewey, e manda-o conseguir dinheiro, se quiser continuar a morar ali. Ele passa-se por Ned e vai trabalhar de substituto numa escola tradicional. Uma vez na escola, ele descobre que as crianças têm talento para a música, e monta uma banda na classe, dizendo às crianças que elas participarão numa competição com as outras escolas e ganharão uma vitória no seu histórico. Ele embebeda a diretora e consegue convencê-la a deixá-lo levar as crianças a uma excursão. Um dia antes, na Noite dos Pais, todos descobrem que ele é uma farsa. No dia seguinte, as crianças ficam tristes, mas não desistem e vão até a casa dele chamá-lo para o show, na qual são bem-sucedidas.